No seguinte artigo das Serras mais altas de Portugal estão definidas as maiores elevações topográficas das principais Serras de Portugal por altitude e as Montanhas de Portugal Continental.
Numa primeira parte descrevemos as características das Serras de Portugal por altitude e as Montanhas mais altas de Portugal. Abordamos de cada uma: a localização exata dos seus pontos mais elevados com coordenadas, o tipo de georreferenciação do local, a cartografia numerada correspondente, a altitude precisa das elevações, o tipo de vértice Geodésico e a toponímia dos locais.
Numa segunda parte descrevemos as maiores Serras de Portugal por altitude, divididas pelos Distritos que as compõem.
As altitudes das elevações são referenciadas pelas Cartas Militares correspondentes. Pensamos que assim será a melhor forma de as descrever com a maior exatidão possível.
Na segunda abordagem dividida por Distritos estão referenciadas as Serras que não estão descritas no 1ª capitulo. Estão descritas as: Serra de Montejunto, Serra de São Mamede, Serra de Aire, Serra da Arrábida, Serra de Ossa, Serra do Caldeirão e por último a Serra de Monchique.
Neste outro artigo explicamos os tipos de Vértices Geodésicos Bolembreanos e Talefes, as suas principais características e como se posicionam no território nacional.
Se preferirem Praias Fluviais ou Cascatas, não deixem de ler os nossos artigos sobre as Praias Fluviais de Portugal as 30 mais bonitas ou das Cascatas em Portugal mais bonitas para banhos
Serras mais altas de Portugal Continental
1 – Serra da Estrela – 1993
A Serra da Estrela situa-se no centro de Portugal nos distritos da Guarda e de Castelo Branco. É o ponto mais elevado do território Nacional continental. Na Serra da Estrela nascem os rios Zêzere e o Mondego e é cenário de grandes nevões no inverno com temperaturas que podem chegar aos vinte graus abaixo de zero.
O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na maior das Serras de Portugal por altitude e também a maior das montanhas de Portugal.
O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida em território nacional, alberga espécies únicas e raras como a toupeira-de-água, a lagartixa-da-montanha e o cervum.
Foi aqui que se fixou e apurou uma das raças mais antigas da península ibérica: o cão serra da estrela, companheiro incansável dos pastores na arte de guardar os rebanhos.
Ponto com maior elevação: Alto da Torre
Coordenadas: 40.321901, -7.612908
Carta Militar n.º 223
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 1.ª Ordem
2 – Serra do Gerês – 1548
O Pico da Nevosa é o ponto mais alto da Serra do Gerês e o segundo mais elevado de Portugal Continental, com a altitude de 1546 metros. Fica junto da fronteira da Galiza, na linha divisória do nosso território..
O Gerês constitui uma cadeia granítica que se estende de nordeste para sudoeste, numa extensão de 35 quilómetros, entre a Fonte Fria e o Rio Caldo.
A montanhosa região de recebeu o seu foral, em 1514, por D. Manuel I. Encontramos em Terras de Bouro o velho Castro da Calcedónia, erigido pelos romanos, encontramos também inúmeros marcos milenários e a via romana que ligava Braga a Astorga, localidade conhecida por Geira que é património nacional de Portugal.
O maciço da Serra do Gerês está incluído na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A área do Parque Nacional faz parte das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem – como os mais importantes – que compartimentam o maciço granítico, individualizando as diferentes serras:
- Serra da Peneda, definida pelos rios Minho e Lima
- Serra Amarela, definida pelos rios Lima e Homem
- Serra do Gerês, definida pelos rios Homem e Cávado.
Ponto com maior elevação: Alto da Nevosa
Coordenadas: 41.825138, -8.041040
Carta Militar n.º 31
Tipo de Vértice Geodésico: Inexistente. Existe um Bolembreano de 3.ª Ordem Junto da represa de Carris.
3 – Serra do larouco – 1536
A granítica Serra do Larouco situa-se na província de Trás-os-Montes, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real. Como a Serra do Gerês fica localizada também junto da fronteira entre Portugal e Espanha. Dizem que o seu nome vem do Deus Celta Larauco, o qual deu também nome ao Larouco.
É a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1536 metros de altitude. Esta serra faz parte do grande sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
Nesta serra nasce o rio Cávado na Fonte da Pipa e o rio Salas.
Ponto com maior elevação: Alto do Larouco
Coordenadas: 41.880425, -7.720346
Carta Militar n.º 20
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 1.ª Ordem
4 – Serra de Montesinho – 1486
A Serra de Montesinho localiza-se no Alto Trás-os-Montes junto da fronteira com a Espanha onde é chamada de Sierra de la Parada. Tem a altitude máxima em Portugal de 1486 metros e em Espanha de 1735 metros.
A parte portuguesa situa-se no Alto Trás-os-Montes, nos concelhos de Bragança e Vinhais. Dela faz parte o Parque Natural de Montesinho.
É um local de excelência para a observação de aves, com destaque para as comunidades de passeriformes que aqui são especialmente abundantes e variadas. A subida até à Lama Grande é um circuito a não perder.
Ponto com maior elevação: Malhada Grande
Coordenadas: 41.988845, -6.807916
Carta Militar nº 11
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano
5 – Serra da Cebola – 1418
Situada na cordilheira da Serra do Açor tem o seu ponto mais alto o Pico da Cebola ou Picoto da Cebola com 1418 metros. Muitas vezes este picoto é dado erradamente como o ponto mais alto da Serra do Açor. Esta definição está errada.
O Picoto da Cebola fica localizado na Serra da Cebola junto da Serra do Açor. Por fazer parte da cordilheira do Açor, habitualmente incluem-na como fazendo parte desta Serra, mas essa informação não está totalmente correcta. A carta militar nº 244 do Centro de Informação Geoespacial do Exército que nos serviu de base tipográfica, demonstra inequivocamente esta situação.
Tem no alto dos picos vizinhos vários aerogeradores de alta tensão e um bolembreano de 3.ª Ordem.
Ponto com maior elevação: Picoto da Cebola
Coordenadas: 40.181710, -7.809086
Carta Militar n.º 244
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem.
6 – Serra do Soajo – 1416
A Serra do Soajo é a sexta mais alta de Portugal Continental com uma altitude máxima de 1416 m. Situada no Alto Minho nos conselhos de Arcos de Valdevez e Melgaço faz parte do Parque Nacional Peneda Gerês.
Existe uma vila milenar que tomou ou deu o nome à elevação – o Soajo. A Serra do Marão e a Serra do Soajo têm precisamente a mesma elevação topográfica.
Esta serra faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o seu topo, designado Alto da Pedrada, é o ponto mais alto do distrito de Viana do Castelo.
No alto da Pedrada pensa-se que existiam ruínas de um acampamento romano.
Ponto com maior elevação: Alto da Pedrada
Coordenadas: 41.929333, -8.291754
Carta Militar n.º 9
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem
7- Serra do Marão – 1416
A Serra do Marão fica localizada em Trás-os-Montes e Alto Douro e tem a altitude máxima no miradouro da Nossa Senhora da Serra no vértice geodésico com 1416 metros de altitude.
A Serra do Marão e a Serra do Soajo têm precisamente a mesma elevação topográfica.
No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o abandonado Observatório Astronómico do Marão.
Estão também bastantes antenas de telecomunicações. No Alto existe também a Capela da Senhora da Serra.
Ponto com maior elevação: Miradouro da Senhora da Serra
Coordenadas: 41.248450, -7.886928
Carta Militar n.º 114
Tipo de Vértice Geodésico: Marão TF 15 – Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem
8 – Serra de Montemuro – 1381
A Serra de Montemuro fica localizada nos conselhos de Arouca e Lamego na Beira Alta e Douro Litoral. O seu ponto mais elevado é o Alto do Talefe com 1381 metros de altitude.
Na Serra de Montemuro nascem os rios Balsemão, Cabrum, e o mais limpo de Portugal o rio Bestança.
A Serra de Montemuro faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000.
Ponto mais Elevado: Alto do Telefe
Coordenadas: 40.964128, -8.032901
Carta Militar nº 146
Tipo de Vértice Geodésico: TF 13 – Bolembreano Talefe de 1ª Ordem.
9 – Serra Amarela – 1359
A Serra Amarela é a nona maior elevação de Portugal Continental, com 1359 metros de altitude. Situa-se no Minho, entre a serra do Gerês e a Serra do Soajo, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Divide-se entre os concelhos de Ponte da Barca e Terras de Bouro.
No sopé desta serra, na margem direita do rio Homem, foi construída a barragem de Vilarinho das Furnas, que submergiu, em 1971, a aldeia com o mesmo nome. Esta aldeia de origem remota assentava numa curiosa estrutura social de tipo comunitário.
Esta Serra está incluída no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Ponto mais Elevado: Alto da Louriça
Coordenadas : 41.813725, -8.195583
Carta Militar n.º 30
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 2º ordem com torre de vigia florestal.
10 – Serra do Açor – 1342
A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, da qual também fazem parte a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. O ponto mais alto da Serra do Açor é o Cabeço do Gondufo com 1342 metros.
Inúmeras vezes surge noutros locais a indicação que o Pico da Cebola é o seu ponto mais elevado, essa indicação está errada visto que o mesmo fica localizado na Serra da Cebola.
A Serra do Açor tem ainda outros pontos de grande elevação, dos quais se destacam, o Monte do Colcurinho e o Alto de São Pedro.
Perto do Cabeço do Gondufo nasce o rio Ceira. Todos estes locais são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.
Ponto com maior elevação: Cabeço do Gondufo
Coordenadas: 40.231682, -7.779786
Carta Militar n.º 233
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano com Talefe de 1.ª Ordem e Torre de Vigia
11- Serra do Alvão – 1330
A Serra do Alvão fica localizada a noroeste de Vila Real e faz parte do Parque Natural do Alvão. É o 11º local de maior elevação de Portugal Continental, com 1330 metros de altitude.
O Ponto mais alto é o Alto de Caravelas com 1330 m que tem o nome da aldeia situada a sul. É composto por um marco geodésico, um posto de vigia, várias antenas de telecomunicações, uma das quais a nova antena DTV que serve Vila Real
Estão entre as principais curiosidades geológicas deste local as quedas de água conhecidas como Cascata de Fisgas do Ermelo e Cascata de Agarez.
Ponto com maior elevação: Alto das Caravelas
Coordenadas: 41.361731, -7.765364
Carta Militar nº 101
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3ª Ordem
12 – Serra da Nogueira – 1320
A Serra da Nogueira ou Serra da Pena Mourisca é a décima segunda maior elevação de Portugal Continental, com 1320 metros de altitude. Situa-se no Alto Trás-os-Montes, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
No alto da Serra localiza-se o Santuário da Nossa Senhora da Serra da Nogueira, grande local de peregrinação e oração. O santuário é composto por vários edifícios muitos deles albergam centenas de peregrinos que anualmente se deslocam a este local de culto.
Ponto com maior elevação: Santuário da Nossa Senhora da Serra
Coordenadas: 41.716752, -6.856054
Carta Militar n.º 50
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Telefe de 1.ª Ordem
Atenção
Para visitar as Serras e Montanhas em Portugal e se não tem experiencia em Caminhadas, deve procurar informação numa empresa que organize caminhadas nesses locais.
A Andamento Turismo Aventura é a nossa parceira em Caminhadas e Turismo de Aventura.
13 – Serra da Peneda – 1314
Serra do distrito de Viana do Castelo, com a altitude máxima de 1314 metros. O seu ponto mais alto tem o nome de Outeiro Alvo. Estende-se entre Lamas de Mouro, a norte, até Mistura das Águas, a sul.
Possui uma reserva integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, para proteção da fauna e da flora da região.
A paisagem desta região é dominada por grandes rochedos. Situa-se nesta serra o Santuário de N.ª S.ª da Peneda.
Ponto mais Alto: Outeiro Alvo
Coordenadas: 42.006904, -8.222969
Carta Militar n.º 9
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem com Torre vigia florestal.
14 – Serra do Barroso – 1279
A Serra do Barroso também conhecida como de Alturas é a décima quarta maior elevação de Portugal Continental, com 1279 metros de altitude. Situa-se no Alto Trás-os-Montes, no concelho de Boticas. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
Ponto com maior elevação: Alto da Armada
Coordenadas: 1.693869, -7.848397
Carta Militar n.º 45
Tipo de Vértice Geodésico: Torre de Vigia Florestal com Bolembreano de 2.ª Ordem.
15 – Serra da Coroa – 1273
É uma elevação de Portugal Continental, com 1273 metros de altitude. Situa-se na Terra Fria Trasmontana, Alto Trás-os-Montes, em pleno concelho de Vinhais, próximo à fronteira com a Espanha.
No seu topo existe um posto de vigia contra incêndios, além de um enorme marco geodésico, que em tempos permitia, através de escadas hoje em dia muito danificadas, aceder ao último dos três níveis do marco. Rodeiam o seu maciço principal as aldeias de Landedo, Montouto, Dine, Santa Cruz.
A sua localização geográfica, aliada à sua altitude, proporciona à Serra da Coroa a presença regular de neve, geralmente entre dezembro e abril.
Inserida no Parque Natural de Montesinho, alberga espécies de animais protegidas, e tem assistido inclusivamente à reintrodução de algumas espécies.
Ponto com maior elevação: Alto da Coroa
Coordenadas: 41.914832, -7.003573
Carta Militar n.º 10
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Telefe de 1.ª Ordem com Torre de Vigia.
16 – Serra da Cabreira – 1262
A Serra da Cabreira fica localiza no Baixo Minho e no Baixo Barroso, possui uma cota máxima de 1262 metros de altitude, no Alto do Talefe. Esta montanha fica na divisória entre as bacias hidrográficas do Ave e do Cávado, e é aqui que nasce o rio Ave e o rio Saltadouro.
O granito e a água são os principais recursos naturais desta serra, sendo o granito utilizado na construção de várias estruturas defensivas, viárias e domésticas, tais como, as pontes, as casas de arquitetura vernácula, os Fojos dos Lobos, bem como as cabanas que abrigavam os pastores quando estes apascentavam o gado.
A Serra da Cabreira conserva ainda um importante núcleo de vestígios arqueológicos, como abrigos pré-históricos, sepulcros megalíticos, mamoas, gravuras rupestres que atestam a antiguidade da ocupação humana neste concelho.
Ponto com maior elevação: Alto do Talefe
Coordenadas: 41.638965, -8.043297
Carta Militar n.º 58
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem
17 – Serra da Gardunha – 1227
A Serra da Gardunha fica localizada na Beira Baixa nos conselhos de Fundão e de Castelo Branco e tem uma altitude máxima no Alto da Gardunha de 1227 metros de altitude.
A Serra da Gardunha durante a construção do itinerário da A23 foi alvo de várias criticas por parte de associações locais devido ao grande impacto ambiental da construção dos dois túneis da autoestrada que provocaram a secagem de várias nascentes de agua.
Outrora as suas encostas eram povoadas por densas matas de castanheiros, mandadas plantar por El Rei D. Dinis. Além das matas de castanheiros existiam também matas de carvalhos e pinheiros. Nela nasce o rio Ocresa, um dos afluentes do Tejo.
Ponto com maior elevação: Alto da Gardunha
Coordenadas: 40.080609, -7.525008
Carta Militar n.º 256
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano com Talefe de 1.ª Ordem e Torre de Vigia
18 – Serra de Bigorne – 1210
A Serra de Bigorne fica localizada no concelho de Castro Daire, no Distrito de Viseu. Encontra-se a oito quilómetros a norte da localidade de Castro Daire e aproximadamente três quilómetros a este da Serra de Montemuro. Atinge a altura máxima de 1210 metros no alto do “Penedo do Nuno”, situado no norte da freguesia de Moura Morta.
Ponto com maior elevação: Penedo do Nuno
Coordenadas: 40,977669, -7,921731
Carta Militar n.º 147
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem
19 – Serra da Lousã – 1205
A serra da Lousã é uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal. Tem 1205 m de altitude no ponto mais elevado o Alto do Trevim. Situa-se na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria.
Integra o ramo norte da Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Cebola, Açor e Lousã, fazendo também parte do Sistema Montejunto-Estrela.
Ponto com maior elevação: Alto do Trevim
Coordenadas: 40.089680, -8.179165
Carta Militar n.º 252
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem
20 – Serra de Bornes – 1199
A Serra de Bornes é a vigésima elevação de Portugal Continental, cujo ponto mais elevado é o Alto de Bornes com 1200 metros de altitude,
Situa-se na Região do Norte, no Alto Trás-os-Montes, no distrito de Bragança, no sul do concelho de Macedo de Cavaleiros e no norte do concelho de Alfândega da Fé. É um óptimo local para praticar asa-delta e parapente.
Ponto com maior elevação: Alto do Bornes
Coordenadas: 41.434075, -7.006938
Carta Militar n.º 91
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 1.ª Ordem
21 – Serra das Torrinheiras – 1191
A Serra das Torrinheiras fica situada no nordeste de Portugal nos distritos de Vila Real e Bragança. Muitas vezes é confundida com a Serra da Cabreira como fazendo parte esta mas essa indicação é errada.
No Alto das Torrinheiras a 1191 metros surge o cenário perfeito para uma visão de 360º: Gerês, Alvão, Marão e Barroso são os maciços serranos que surgem diante dos nossos olhos e que nos confirmam a grande muralha montanhosa que tanto caracteriza o Norte de Portugal.
Ponto com maior elevação: Alto das Torrinheiras
Coordenadas: 41.598842, -7.981715
Carta Militar n.º 58
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem.
22 – Serra do Leiranco – 1155
A Serra do Leiranco fica localizada a noroeste de Sapiãos e a sudeste de Ribeira da Portalagem no distrito de Montalegre em Vila Real. O seu ponto mais elevado é no posto de vigia florestal com uma altitude de 1104 metros.
Ponto com maior elevação: Posto de Vigia – Leiranco
Coordenadas: 41.732700, -7.647192
Carta Militar n.º 46
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 2.ª Ordem com posto de vigia florestal.
23 – Serra da Padrela – 1148
A Serra da Padrela fica localizada nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.no Alto Trás-os-Montes. O seu ponto mais elevado é o Alto da Padrela , talefe com 1145 metros de Altitude.
Um dos seus principais atractivos durante todo o ano é o Miradouro Natural da Serra da Padrela, de onde se avistam sete concelhos
Ponto com maior elevação: Alto da Padrela
Coordenadas: 41.562225, -7.517079
Carta Militar n.º 61
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe sem cilindro de 1.ª Ordem.
24 – Serra da Falperra – 1134
A Serra da Falperra fica localizada no sistema montanhoso do Alvão-Marão no distrito de Vila Real. Tem o seu ponto mais elevado no Alto da Falpera com 1134 metros de altitude
Ponto com maior elevação: Alto da Falperra
Coordenadas: 41.422937, -7.646469
Carta Militar n.º 88
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano
25 – Serra do Caramulo – 1076
A Serra do Caramulo fica localizada entre a Beira Alta e a Beira Litoral nos concelhos de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades, Mortágua, Anadia e Águeda. O seu ponto mais elevado é o Alto do Caramulinho com 1 076 metros de altitude.
É conhecida pela qualidade das suas águas, (Caramulo – Agua de nascente) e pela pureza do seu ar.
A partir de 1920, a instalação de vários sanatórios na povoação de Caramulo têm vindo a dar lugar a modernas e acolhedoras instalações hoteleiras.
Ponto com maior elevação: Alto do Caramulinho
Coordenadas: 40.547270, -8.202294
Carta Militar n.º
Tipo de Vértice Geodésico:
26 – Serra da Coelheira – 1053
A Serra da Colheira fica localizada no concelho de São Pedro do Sul, no Distrito de Viseu. Encontra-se a 13 quilómetros a noroeste da localidade de São Pedro do Sul e aproximadamente a 3 quilómetros a sudeste da povoação de Candal, em cuja freguesia do mesmo nome se situa.
O seu ponto mais elevado é o Alto da Cota com 1053 metros.
Ponto com maior elevação: Alto da Cota
Coordenadas: 40.843005, -8.151705
Carta Militar n.º 155
Tipo de Vértice Geodésico: Inexistente
27 – Serra de Santa Comba – 1013
A Serra de Santa Comba fica localizada no Alto Trás-os-Montes no concelho de Valpaços nos distritos de Vila Real e Bragança. O seu cume mais elevado é o Alto do Picoto com 1013 metros de altitude.
Junto deste existe uma capela, um porto de vigia florestal e aquele que para muitos é considerado o mais belo miradouro de Trás-os-Montes e do país, o Miradouro da Santa Comba.
Ponto com maior elevação: Alto do Picoto
Coordenadas 41.470917, -7.332678
Carta Militar n.º 76
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano 1.ª Ordem com torre de vigia florestal.
Serras mais altas de Portugal por distrito
Descrição das Serras mais altas de Portugal continental, mencionadas anteriormente, divididas pelos Distritos a que pertencem.
- Distrito de Leiria – Serra da Lousã
- Distrito de Castelo Branco e Guarda – Serra da Estrela
- Distrito de Coimbra – Serra da Cebola
- Distrito de Viseu – Serra de Montemuro
- Distrito de Bragança – Serra de Montesinho
- Distrito de Vila Real – Serra do Gerês
- Distrito do Porto – Serra do Marão
- Distrito de Viana do Castelo – Serra do Soajo
Descrição das Serras mais altas de Portugal continental, não mencionadas anteriormente, divididas pelos Distritos a que pertencem.
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Lisboa
A Serra de Montejunto é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude.
No alto da Serra no seu ponto mais elevado está a estação de Radar n.º 3 da Força Aérea Portuguesa. Junto da estação de radar, no final da Calçada dos Frades está a Capela de Nª Sr.ª das Neves e o Convento da Ordem de S. Domingos a 640 metros.
Na Serra de Montejunto a 600 metros de altitude existe a antiga Real Fábrica do Gelo.
Ponto com maior elevação: Estação de radar n.º 3
Coordenadas: 39.173806, -9.051583
Carta Militar n.º 363
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Portalegre
A Serra de São Mamede localiza-se no Alto Alentejo, no distrito de Portalegre no Parque Natural da Serra de São Mamede. O Seu ponto mais elevado é o Pico de S. Mamede com 1027 metros de altitude sedo a cadeia montanhosa mais alta a sul do rio Tejo.
O Pico de S. Mamede tem uma estrutura de vigia contra incêndios e várias antenas de telecomunicações.
Ponto com maior elevação: Pico de S. Mamede
Coordenadas: 39.313502, -7.360451
Carta Militar n.º 348
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Santarém
A Serra de Aire fica localizada na fronteira das províncias da Beira Litoral, Ribatejo e da Estremadura. O seu ponto mais elevado é o Pico de Aire com 679 metros de altitude.
O Ponto mais elevado fica localizado junto do Covão do Milho e Covão Redondo. Junto do Marco Geodésico existe uma torre de observação florestal.
Ponto com maior elevação: Pico Aire
Coordenadas: 39.535816, -8.636638
Carta Militar n.º 319
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.º Ordem com torre vigia florestal.
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Aveiro
Serra de Montemuro – Ponto mais elevado no Distrito de Aveiro – Pico da Pedra Posta Altitude: 1222 metros
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Braga
O ponto mais alto do Distrito de Braga é na Serra do Gerês e é o Pico do Sobreiro com 1538 metros de altitude. Perto fica o Altar dos Cabrões e as antigas Minas de Carris. No distrito de Montalegre fica situada a elevação mais proeminente da Serra do Gerês, o Pico da Nevosa.
Ponto com maior elevação: Pico do Sobreiro
Coordenadas: 41.820284, -8.052065
Carta Militar n.º 31
Tipo de Vértice Geodésico: Inexistente.
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Setúbal
A Serra da Arrábida, integrada no Parque Natural da Arrábida fica localizada junto do rio Sado nos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra. O seu ponto mais alto é o pico do Formosinho a 501 metros de altitude.
Ponto com maior elevação: Pico do Formosinho
Coordenadas: 38.480848, -9.000542
Carta Militar n.º 465
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano de 3.ª Ordem
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Évora
A Serra de Ossa fica localizada no Alto Alentejo, entre Estremoz e o Redondo. O seu ponto mais elevado é o Pico da Ossa com 653 metros de altitude.
É o pulmão de vários concelhos alentejanos (Borba, Estremoz, Vila Viçosa). Nela existem grutas artificiais do tempo dos monges eremitas há cerca de mil anos.
Junto do alto da Serra esta a capela de São Gens e o Marco Geodésico de 1.ª escala ou grau.
Ponto com maior elevação: Pico da Ossa, São Gens
Coordenadas: 38.739500, -7.583929
Carta Militar n.º 439
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª ordem
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Beja
A Serra do Caldeirão está localizada entre o Alentejo e o Algarve e tem o seu ponto mais elevado no Alto dos Pelados com 589 metros de altitude.
No pico do Mú o segundo mais elevado, existe um marco geodésico de primeira escala e torres de vigia florestal.
Ponto com maior elevação: Alto dos Pelados
Coordenadas: 37.370665, -8.080337
Carta Militar n.º 580
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem com posto vigia florestal.
Serras mais altas de Portugal – Distrito de Faro
A Serra de Monchique fica localizada no Algarve e tem o seu ponto mais elevado o Alto da Foia, com 902 m de altitude. É o ponto geodésico mais alto do Algarve.
No alto da Foia Existem várias estruturas de telecomunicações de emissões de televisão digital terrestre e emissões de rádio FM. Sendo um dos locais mais turísticos do Algarve existe um serviço de bar e lojas.
No alto da Foia tem ainda a estação de radar número 1 da força aérea portuguesa.
Ponto com maior elevação: Estação de radar n.º 1
Coordenadas: 37.315194, -8.596322
Carta Militar n.º 585
Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.ª Ordem.