O Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros fica localizado na fronteira entre as províncias da Beila Litoral, do Ribatejo e da Estremadura. Tem uma área total de 38 900 hectares, foi criado em 1979 e constitui o mais importante repositório de formações calcárias existente em Portugal.
A natureza da vegetação, a rede de cursos de agua subterrâneos e uma fauna especifica especialmente cavernícola foram motivo para a sua classificação como Parque Natural.
Esta região não tem cursos de agua de superfície, mas tem em abundância no subsolo, constituindo um dos maiores reservatório de agua subterrânea de Portugal. O meio subterrâneo tem no Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros tem grande significado e abriga paisagens que merecem uma visita.
Nas suas numerosas grutas abrigam-se uma infinidade de seres vivos que se destacam cerca de dez espécies de morcegos cavernícolas que é o símbolo do Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros.
Um dos ex-libris do Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros são as grutas de Santo António, as grutas dos Alvados e o Algar da Pena. A não perder são também as Marinhas de Sal de Rio Maior
Para se conhecer melhor o Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros existe uma variada rede de percursos pedestres mencionados em baixo.
- 1-Percurso Pedestre do Castelejo
- 2-Percurso Pedestre Alvados – Grutas
- 3-Percurso Pedestre da Fórnea
- 4-Percurso Pedestre do Vale de Alvados
- 5-Percurso Pedestre pela Costa de Alvados
- 5.1 Variante do Percurso Pedestre Costa de Alvados
- 6-Percurso Pedestre Fátima-Alvados
- 7-Percurso Pedestre Batalha-Alvados
- 8-Percurso Pedestre da Costa de Mira
- 9-Percurso Pedestre Alvados Nascente do Alviela
- 10-Percurso Pedestre Caminho Ancestral do Padre
1-Percurso Pedestre do Castelejo
Descrição do Percurso: Percurso fácil, com início e final no Cooking and Nature Emotional Hotel. Este percurso irá leválo ao longo do Vale da Canada, contornando a serra do Castelejo e descendo para o Vale de Alvados.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 6,70 km
Tempo estimado a pé: 2h20 m
Subida acumulada: 157m
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Ribeira da Canada; Vale da Canada; Serra do Castelejo.
2-Percurso Pedestre Alvados – Grutas
Descrição do Percurso: Percurso com início e final no Nature Hotel, passa no centro da aldeia de Alvados e sobe às grutas de Alvados, daí segue em direção à serra do Castelejo, onde pode observar um antigo moinho e obter uma excelente vista para todo o Vale de Alvados, continuando o percurso em direção a Alvados e terminando novamente no hotel.
Percurso: Circular
Distância: 8,06 km
Tempo estimado a pé: 2h30 m
Subida acumulada: 326 m
Tempo médio de visita às grutas: 1h
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Aldeia de Alvados; Grutas de Alvados; Moinho de vento, vistas panorâmicas sobre o vale de Alvados.
3-Percurso Pedestre da Fórnea
Descrição do Percurso: Percurso exclusivamente pedestre, em que se caminha ao lado do ribeiro da Fórnea até onde o mesmo surge à superfície, com uma pequena derivação pode aceder à Gruta da Cova da Velha, seguindo-se uma dura subida por este anfiteatro natural até ao topo que é contornado até atingir a Costa de Alvados.
O troço feito ao longo do balcão superior da Costa de Alvados é recompensador pelas vistas panorâmicas sobre todo o Vale de Alvados. A descida faz-se por um trilho na diagonal em direção à Alvados e ao Hotel.
Tipo de percurso: Circular Distância: 10,98 km
Tempo estimado: 3h
Subida acumulada: 504m
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Ribeiro da Fórnea; Fórnea; Cova da Velha; Costa de Alvados.
4-Percurso Pedestre do Vale de Alvados
Descrição do Percurso: Percurso exclusivamente pedestre, em que se percorrem trilhos pelos campos agrícolas do vale na base da falésia da Pena da Falsa até chegar ao ribeiro da Fórnea, acompanhando esta linha de água até à sua surgência à superfície na Fórnea.
Já na subida deste anfiteatro natural há uma derivação para visitar a gruta da Cova da Velha, antes de prosseguir a dura subida até ao topo que leva à Costa de Alvados. Aqui vemos o esforço recompensado com a paisagem que este troço proporciona. Falta apenas a descida em diagonal pela Costa até ao Hotel.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 12,85 km
Tempo estimado a pé: 4h: 50 m
Subida acumulada: 465 m
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Alvados; Ribeiro da Fórnea; Cova da Velha; Costa de Alvados.
5-Percurso Pedestre pela Costa de Alvados
Descrição do Percurso: Percurso de elevado interesse paisagístico, começando por acompanhar o sopé da Costa de Alvados, atravessando depois o ribeiro da Fórnea e subindo ao Cabeço da Fórnea.
A partir daqui, em toda a zona de Chão das Pias pode observar-se a gigantesca formação geológica que é a Fórnea, um dos pontos altos desta caminhada.
Daqui faz-se a ligação ao balcão superior da Costa de Alvados onde se caminha lado a lado com os muros típicos de pedra solta. Vamos contornar o Algar do Ladoeiro, mas alertamos para a necessidade de ter o máximo cuidado, pois as lajes calcárias podem estar escorregadias e provocar uma perigosa queda.
Mais à frente um Campo de Lapiás (formação geológica provocada pela erosão das lajes calcárias). Existe ainda um antigo moinho de vento, que no local proporciona uma excelente vista sobre o vale de Alvados. Após percorrer a cumeada da Serra do Castelejo faz-se a descida até ao Hotel com vistas para a “depressão” geológica de Alvados.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 20,51 km
Tempo estimado a pé: 5h: 42 m
Subida acumulada: 799 m
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Ribeiro da Fórnea; Chão das Pias, Fórnea; Costa de Alvados; Campo de Lapiás; Algar do Ladoeiro; Moinho de vento.
5.1 Variante do Percurso Pedestre Costa de Alvados
Descrição do Percurso: Variante possível de realizar, para quem quiser encurtar o percurso por qualquer motivo existente. Iniciando na descida das curvas, seguindo em direção para o Vale da Canada, e terminando no Hotel.
Classificação: Tipo de percurso: Linear
Distância: 3,59 km
Tempo estimado a pé: 1h
Subida acumulada: 8m
Descida acumulada: 300m
6-Percurso Pedestre Fátima-Alvados
Descrição do Percurso: Partindo do santuário seguimos até a rotunda sul, entramos no caminho dos pastorinhos “via sacra” até ao seu calvário. Continuamos por caminhos rurais e florestais até aos moinhos de vento.
Já na Pia do Urso podemos visitar o Parque Eco sensorial e carregar energias num dos cafés ou restaurante.
O percurso continua na área do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, passando em várias aldeias típicas do maciço calcário estremenho até descer ao vale de Alvados.
Pontos de Interesse: Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros; Santuário de Nossa Senhora de Fátima; Caminho dos Pastorinhos “Via-sacra”; moinhos de Vento; Pia do Urso (aldeia, centro de BTT e Parque Eco sensorial e Alvados.
Tipo de percurso: Linear
Distância: 21,90 km
Tempo estimado a pé: 5h: 40 m
Subida acumulada: 467 m
Sentido Aconselhado: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros . Fátima-Alvados, com um transfer de viatura até Fátima, partindo daí até Alvados. O sentido inverso é um pouco mais difícil devido ao maior acumulado de subidas (446 m).
7-Percurso Pedestre Batalha-Alvados
Descrição do Percurso: Percurso com início na ponte da Boutaca, única do país, pois mantém as casas dos portageiros. Pouco depois encontramos o magnífico Mosteiro da Batalha (património da humanidade UNESCO), que merece uma visita, passamos pela zona histórica da vila e a sua igreja matriz.
Entramos no percurso pedestre da antiga linha de caminho de ferro do Lena, atualmente desativada, e acompanhamos o Rio Lena. Existe uma pequena derivação para poder visitar as Minas das Barrojeiras, também já desativadas. Ao retomar o percurso, entramos na bela mata do Cerejal, um local magnífico e protegido em termos de conservação da natureza.
Seguimos agora por trilhos já em ambiente de montanha e entramos no Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, com várias formações calcárias e vegetação autóctone do tipo mediterrânico.
Chegando a Alcaria encontramos o Centro Hípico e seguimos por um pequeno trilho junto de algumas curiosas lapas aí existentes.
Passamos o típico café da Bica (e uma fonte) e após um pequeno troço ao longo do Ribeiro da Fórnea, seguimos a Costa de Alvados pelo seu sopé até ao Hotel, percorrendo o espetacular vale de Alvados.
Pontos de Interesse: Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros; Ponte da Boutaca; Mosteiro da Batalha; Igreja matriz da Batalha; Rio Lena, Minas das Barrojeiras atualmente desativadas; Antiga linha de caminho de ferro mineiro do Lena; Mata do Cerejal; Centro Hípico da Alcaria; Ribeiro da Fórnea; Costa de Alvados.
Tipo de percurso: Linear
Distância: 24,69 km
Tempo estimado a pé: 6h: 20 m
Subida acumulada: 756 m
Sentido aconselhado: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros – Batalha-Alvados, com um transfer de viatura até à Batalha, partindo daí (Ponte da Boutaca) de volta até Alvados.
8-Percurso Pedestre da Costa de Mira
Descrição do Percurso: Percurso espetacular com uma série de pontos de interesse que o vão deixar fascinado.
Inicia-se no Hotel e acompanha na parte inicial o Ribeiro da Canada até que entra no Vale da Canada, um lugar único. Daí segue em direção as grutas de Santo António, que merecem uma visita.
A partir daqui já está no topo da Costa de Mira, passando no Penedo Padrão, local com umas enormes grutas, que poderá observar durante o seu percurso e vistas panorâmicas sobre o “polje” de Mira-Minde, formação geológica típica do Maciço Calcário Estremenho que nos invernos de muita chuva se transforma no Mar de Minde.
Depois de fazer a ingríme descida na diagonal da Costa de Mira, o percurso tem duas variantes. O percurso segue virando à direita para o centro de Mira d’Aire possibilitando visitar as imponentes Grutas de Mira de Aire e a
Nascente do Rio Pena, conhecida como Olho d’água, com interessantes formações calcárias na surgência existente no local.
Pode, em alternativa, virar logo à esquerda e encurtar o percurso poupando cerca de 8 km.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 25,11 km
Tempo estimado: 8h
Subida acumulada: 559 m
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Costa de Alvados; Ribeiro da Canada; Vale da Canada; Serra do Castelejo; Grutas de Santo António; Penedo Padrão; Costa de Mira; nascente do Rio Pena; Moinho de Água; Grutas de Mira de Aire; Alvados.
9-Percurso Pedestre Alvados Nascente do Alviela
Descrição do Percurso: Percurso com início no Hotel, seguimos pelo sopé da Costa de Alvados, e subimos o único
ponto ingríme do percurso. Pouco depois encontramos a pequena povoação Barreira da Junqueira, com o seu
agradável jardim.
Seguimos agora por trilhos já em ambiente de montanha em pleno Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, com várias formações calcárias e vegetação autóctone do tipo mediterrânico.
Chegando aos Olhos de Água encontramos o Centro Ciência Viva, que merece uma visita. Para terminar o percurso, seguimos por um pequeno trilho junto a Ribeira de Amiais, onde podemos observar um interessante canhão flúvio-cársico.
Tipo de percurso: Linear
Distância: 18,34 km
Tempo estimado a pé: 4h16 m
Subida acumulada: 289 m
Sentido aconselhado: Alvados Nasceste do Alviela,
10-Percurso Pedestre Caminho Ancestral do Padre
Descrição do Percurso: Percurso com início no carvalhal de Alvados, retomando o ancestral Caminho do Padre pela dificil subida linear da Costa de Alvados até ao planalto de Stº António. O caminho prossegue pela cumeada passando junto ao Algar das Gralhas e descendo na diagonal até Alvados.
Tipo de percurso: Circular
Distância: 10,19 km
Tempo estimado a pé: 2h16m
Subida acumulada: 213 m
Classificação: Nível 2 em 4
Pontos de Interesse: Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros; Ribeiro da Fórnea; Costa de Alvados; Alvados.
Pode consultar aqui toda a informação sobre os outros Parques Naturais de Portugal.