O Parque Natural da Ria Formosa situa-se no sotavento algarvio entre as penínsulas arenosas do Ancão e da Manta Rota na ria Formosa. A área do Parque ocupa 18 000 hectares e é a mais importante zona húmida do sul de Portugal.
Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978. É um local classificado como sítio Ramsar.
Está separada do mar por um cordão de ilhas: barreira e alimentada em agua doce por pequenos cursos de agua com regime sazonal. Diversos habitas – dunas, sapais, vasas, áreas de pinhal e zonas agrícolas completam o conjunto.
Esta é uma importante área em termos de avifauna, contando com vária espécies ameaçadas como o camão ou galinha-sultana símbolo do Parque que não é possível encontrar em nenhum outro lugar do país., e variada fauna marítima, funcionando a zona lagunar como viveiro para algumas espécies marinhas.
Este é também o território do camaleão, espécie ameaçada de extinção. O Parque Natural da Ria Formosa é palco de múltiplas actividades- cultura de bivalves, piscicultura, salicultura e pesca. É também objeto de intensa visitação devido ao turismo.
Para melhor conhecer o Parque Natural da Ria Formosa comece a sua visita pelo Centro de Educação Ambiental de Marim, os trilhos da Quinta do Lago, a Quinta do Ludo, a ilha de Tavira onde se podem observar as aves limícolas e os flamingos.
A Quinta de Marim e o seu moinho da maré, os tanques romanos de salga de peixe, o centro de recuperação de animais selvagens, as ilhas da Barreta, Culatra, Armona, Tavira, Cabanas são locais de passagem obrigatória.
O Parque organiza passeios numa barca tradicional antigamente utilizada na pesca do atum, depois pode saborear os bivalves produzidos na Ria como ostras, ameijoas e conquilhas.
Parque Natural da Ria Formosa – Percursos Pedestres
1-Percurso do Centro de Educação Ambiental de Marim
Breve descrição: O Centro de Educação Ambiental de Marim, que alberga também a sede do Parque Natural da Ria Formosa, é uma quinta à beira ria com cerca de 60 ha.
Nele se podem observar diversos passeriformes, várias espécies de aves aquáticas na charca e no sapal, o moinho de maré de Marim, vestígios arqueológicos, habitações tradicionais recuperadas, entre outros pontos de interesse; tudo isto num espaço restrito representativo dos componentes naturais mais significativos desta Área Protegida.
Ponto de partida e de chegada: portaria do Centro de Educação Ambiental de Marim – percurso circular.
Extensão: 2,5 km.
Duração: 1h:30min a 2h.
Dificuldade: fácil.
Apoios: Parque Natural da Ria Formosa -percurso sinalizado, restauração e hotelaria em Olhão, Faro e Tavira.
2-Percurso da Ilha da Barreta
Breve descrição: A Caminhar pela praia pode-se observar inúmeras conchas e búzios, testemunho da vida existente na faixa litoral. A zona dunar apresenta uma vegetação diversa bem adaptada às condições ali existentes.
O sapal enche-se de atividade na baixa-mar, traduzida na presença de mariscadores e de inúmeras aves que aí se alimentam.
Acesso: de barco, a partir de Faro.
Ponto de partida e de chegada: pontão da ilha Deserta junto ao molhe da barra nova de Faro.
Extensão: 3,2 km.
Duração: 2 h.
Dificuldade: fácil.
Parque Natural da Ria Formosa – Apoios: percurso em passadeira e praia; restauração na ilha.
3-Percurso da Ilha de Tavira
Breve descrição: A Caminhar por qualquer um dos extremos da ilha de Tavira há a possibilidade de observar a avifauna (i.e. as aves) característica das zonas húmidas, para além de aves marinhas. A infinidade de conchas e búzios sobre o areal é indicativa de uma faixa litoral plena de vida. Magnífico panorama.
Acesso: o acesso à ilha de Tavira faz-se, a partir de Pedras d’el Rei, pelo passadiço de ligação que, cruzando sapal e duna, conduz à praia. Esta extensão também pode ser percorrida num comboio de via estreita.
Ponto de partida e de chegada: Pedras d’el Rei.
Extensão: cerca de 11 km (se fizer só o passadiço serão cerca de 3 km ida e volta) – os 11 km referem-se à opção da/do visitante em caminhar até uma das barras.
Duração: 3h:30min.
Dificuldade: fácil.
Parque Natural da Ria Formosa Apoios: restauração e hotelaria em Tavira.
4-Percurso das Salinas da Nécton
Na área do Parque Natural da Ria Formosa existem percursos, implementados por outras entidades que não o Parque, com interesse a nível da interpretação do território e observação de avifauna: é o caso do Percurso interpretativo das salinas da Nécton, focando a atividade salineira.
Breve descrição: inseridas no concelho de Olhão, as salinas da Nécton, empresa que produz sal tradicional certificado, são um bom exemplo da exploração salina na área do PNRF. Essa empresa tem um projeto inovador, que alia a produção de sal tradicional e flor de sal e a pesquisa a nível da produção de plantas típicas do sapal, de que é exemplo a Salicornia spp. planta muito apreciada na gastronomia francesa.
As salinas da Ria Formosa são famosas pela boa qualidade do sal e responsáveis por cerca de metade da produção nacional de sal marinho.Trata-se de uma atividade que não põe em causa os valores ecológicos da região, antes é exemplo de uma exploração sustentável dos recursos naturais proporcionando, ainda, refúgio, alimento e locais de nidificação para a avifauna.
Este percurso encontra-se interpretado com placas informativas sobre o processo de produção do sal. De notar que é um processo demorado em que o início dos trabalhos decorre em março/abril, terminando em setembro. No entanto, este percurso não fica desprovido de interesse durante o inverno.
Nesta época do ano, as salinas são locais de refúgio e alimentação para inúmeras aves que, vindas do norte da Europa, aqui permanecem, temporariamente, preparando-se para a travessia do Atlântico com destino a África. Outros grupos permanecem todo o inverno, fazendo um vaivém intercalado entre a maré e as salinas.
Ponto de partida e de chegada: edifício da Nécton, itinerário circular.
Extensão: 700 m.
Duração: cerca de 1 h
Dificuldade: fácil.
Parque Natural da Ria Formosa – Apoios: os escritórios e laboratórios da Nécton encontram-se em funcionamento todo o ano e, nessa altura o visitante poderá obter mais informações. Há possibilidade de adquirir sal e flor de sal com qualidade reconhecida.
5-Percurso de S. Lourenço
Breve descrição: inserida no litoral do sotavento algarvio, concelho de Loulé, a Quinta do Lago é um resort turístico de luxo cujo enfoque central é o golfe. Encontra-se dentro dos limites do Parque Natural da Ria Formosa, na sua zona oeste. Em conjunto com o Parque foram desenvolvidos dois percursos de natureza, dos quais é de destacar o de S. Lourenço.
Logo ao início do percurso pode-se observar, especialmente durante a baixa-mar, a zona de sapal. Se caminharmos em silêncio e com atenção observaremos várias espécies de aves, nomeadamente as limícolas, que se alimentam de pequenos organismos que vivem na vasa.
No observatório de aves, um grande lago artificial permite ótimas observações a nível da avifauna, nomeadamente galinha-d’água Gallinula chloropus, galeirões Fulica atra, Pato-real Anas platyrhynchos, marrequinha Anas crecca entre outras.
Exista também uma forte hipótese de observar a ave emblemática do Parque Natural – o camão Porphyrio porphyrio, conhecido também como galinha-sultana.
No final do percurso pode-se encontrar alguns tanques de salga da época romana (século II d. C.), especialmente construídos para a salga de peixe e para produção de garum (condimento obtido através da seleção, maceração e fermentação de peixes e respetivas vísceras, às quais se adicionavam ervas aromáticas e sal). Uma vez aqui, há que regressar ao ponto de partida.
Ponto de partida e de chegada: na frente da ponte de madeira, sobre a Ria Formosa, que liga a Quinta do Lago à península do Ancão.
Extensão: cerca de 3 km (ida e volta).
Duração: 1h: 30min a, 2h.
Dificuldade: fácil.
Parque Natural da Ria Formosa – Apoios: sinalizado e com mapa de apoio. Restauração e hotelaria na Quinta do Lago e praia de Faro. Apoios ao recreio e lazer na praia.
Pode consultar aqui toda a informação sobre os outros Parques Naturais de Portugal.
Parque Natural Sintra Cascais, Parque Nacional Peneda Gerês, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros, Parque Natural do Sudoeste Alentejano, Parque Natural da Serra São Mamede, Parque Natural da Ria Formosa, Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Litoral Norte, Parque Natural do Douro Internacional.