Parque Natural da Arrábida

Parque Natural da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida fica localizado na foz do Rio Sado e Oceano Atlântico, tem uma área total de 12 328 hecatres, a sua altitude máxima encontra-se no Pico do Formosinho com 501 metros de altitude e está localizado nos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Palmela.

A Serra da Arrábida é um maciço calcário que cai sobre o mar em falésias de grande porte, que parecem uma muralha diante do atlântico recortada por pequenas enseadas e escondendo nesgas de areia que dão origem a pequenas praias de rara beleza.

A Praia de Albarquel, a Praia da Figueirinha, Praia de Galapos, Praia de Galapinhos, Praia dos Coelhos, Praia do Creiro e a Praia do Portinho da Arrábida são disso exemplo.

O Parque Natural da Arrábida apresenta um elevado interesse botânico atestado por aspetos exclusivos como o carrascal-arbóreo e o tojal. Também pelo elevado número de variedades de espécies presentes e raridade de algumas delas que são 30 variedades de orquídeas.

A fauna do Parque Natural da Arrábida inclui varias espécies ameaçadas de morcegos e aves rapinas diurnas como a águia de asa redonda e o peneireiro comum.

O parque marinho adjacente entre a serra da Arrábida e o cabo Espichel, numa área que favorece o desenvolvimento de muitas espécies e a sua reprodução, abriga uma elevadíssima diversidade vegetal e animal estando registadas mais de 1400 espécies.

A ocupação Humana do Parque Natural da Arrábida é atestada por vestígios pré-históricos pelo convento d Arrábida, assentos de Lavoura e conjuntos de arquitetura erudita e popular.

O Parque Natural da Arrábida tem ainda no seu limite três monumentos Naturais que correspondem a importantes ocorrências paleontologias. O monumento Natural da Pedreira do Avelino, o Monumento Natural dos Lagosteiros e o Monumento Natural da Pedra da Mua.

O Parque Natural possui algumas das grutas mais deslumbrantes de Portugal, sendo este sistema subterrâneo um dos mais raros de Portugal e até a nível mundial. Em grande parte do parque existe uma variedade significativa de Grutas, Lapas, Alagares e Sumidouros.

Em 1969 foi filmado uma cena do filme James Bond “Ao serviço de sua Majestade” onde Tracy Bond é atingida mortalmente por Irma Bunt.

O Parque Natural da Arrábida, possui ainda uma área marinha o “Parque Marinho Professor Luís Saldanha”, com 5 325 hectares, onde estão identificadas mais de 1 000 espécies da fauna e flora marinhas.

Parque Natural da Arrábida

Parque Natural da Arrábida – Percursos Pedestres

1-Percurso dos Moinhos

Breve descrição: Caminho sinuoso localizado ao longo da  cumeada da Serra do Louro, tendo como envolvente alguns moinhos de vento, ladeado por vegetação. Passagem obrigatória pela estação arqueológica de Chibanes (povoado habitado entre os Séc. III e I a c). Passagem pela Aldeia da Quinta do Anjo – Vinhos e queijo de azeitão. Pastagens para o gado ovino leiteiro. Visita a sepulturas do Neolítico.

Extensão aproximada: 13 km
Duração aproximada: 2h 30 m
Grau de dificuldade: 3 (0 a 5)
Tipo de itinerário: percurso circular em caminho de pé posto.
Ponto de partida e de chegada: Serra do Louro / Palmela.
Parque Natural da Arrábida Apoios: Na aldeia da Quinta do Anjo

Pontos de interesse: Moinhos na Serra do Louro; Estação Arqueológica de Chibanes; Quinta do Anjo; e Sepulturas do Neolítico.

2-Percurso da Serra de São Luís

Breve descrição: Caminho a meia encosta da Serra, circulando no sentido de poente / norte / nascente e sul. Passagem por campos de pastagens e áreas florestais. Vistas panorâmicas para todos os quadrantes: Palmela, Setúbal, Rio Sado, Tróia e Serra da Arrábida.

Extensão aproximada: 8 km
Duração aproximada: 1h 30m
Grau de dificuldade: 2 (0 a 5)
Tipo de itinerário: percurso circular em terra batida.
Ponto de partida e de chegada: capela de S. Luís da Serra.
Parque Natural da Arrábida – Pontos de interesse: capela de S. Luís da Serra (arquitectura popular); Estação Arqueológica do Pedrão – povoado do Calcolítico ocupado no séc. I a. C. (Idade do Ferro); e vistas panorâmicas.

3-Percurso dos Gaiteiros

Breve descrição: Caminho a subir até atingir a cumeada da Serra, por entre vegetação rasteira. Panorâmicas fantásticas sobre Setúbal, Rio Sado e Península de Tróia.


Extensão aproximada
: 6,5 km
Duração aproximada: 1h 30m
Grau de dificuldade: 4 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Linear
Ponto de partida / chegada: estrada das Machadas, junto ao Parque de merendas de S. Paulo / Palmela.
Parque Natural da Arrábida – Pontos de interesse: principalmente no troço superior da Serra de Gaiteiros apreciar a panorâmica sobre a cidade de Setúbal e arredores; perto das antenas retransmissoras de TV, observar Palmela e o seu castelo.

4-Percurso da Serra de S. Filipe


Extensão aproximada: 5 km
Duração aproximada: 1h
Grau de dificuldade: 1 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Linear
Ponto de partida / chegada: Fortaleza de S. Filipe / EN-10 com opções de transporte.
Pontos de interesse: Fortaleza de S. Filipe. Na aldeia do Grelhal, exemplar de parte do troço de Via Romana (séc. I a.C.).

5-Percurso do Alcube


Extensão aproximada
: 12 km
Duração aproximada: 3h
Grau de dificuldade: 2 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Circular
Ponto de partida e chegada: ”estrada das antenas” por cima de S. Paulo, perto do moinho da Páscoa.

Pontos de interesse: Passagem por área florestal, sobretudo de pinhal manso, pastagens, e mais próximo da Aldeia Grande, o único montado de sobro do Parque.

6-Percurso dos Picheleiros

Breve descrição: Junto ao Moinho do Cuco a poente, grande panorâmica sobre o Vale de Picheleiros e toda a vertente Norte das Serras da Arrábida e do Risco. Na Aldeia de Oleiros, poderá apreciar o Chafariz do Séc. XVIII.

Extensão aproximada: 10,1 km.
Duração aproximada: 2h 30m
Grau de dificuldade: 2 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Linear
Ponto de partida / chegada: Parque Natural da Arrábida – EN-10 – Vila Fresca de Azeitão – Quinta da Bacalhoa / EN-379 perto das aldeias de Irmãos e Oleiros
Pontos de interesse: panorâmica para sul (moinho do Cuco) e áreas agro-florestais. Aldeia de Irmãos – Chafariz de Oleiros (séc. XVIII).

7-Percurso das Três Aldeias


Breve descrição: Percorre-se cerca de 1km na E.N. 379.1. Atravessa-se uma zona florestal de pinhal bravo. Em seguida passa-se pelas Aldeias, deparando-nos com os seus núcleos urbanos ainda conservados.

Extensão aproximada: 6,2 km
Duração aproximada: 1h 30 m
Grau de dificuldade: 3 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Circular
Apoios: Existem nas três aldeias da Portela, Piedade e S. Pedro
Ponto de partida e chegada:  Parque Natural da Arrábida EN-379.1 – parque de merendas do Alambre.
Pontos de interesse: maciços de pinhal manso; arquitectura popular nas Três Aldeias; Capela de S. Pedro.

8-Percurso da Ramada


Breve descrição: Saída de Vila Nogueira de Azeitão em direcção ao sul, com percurso em caminho entre muros até atingir o Alto da Madalena.
Uma vez aí, inicia-se a descida até ao Vale de Picheleiros, por entre floresta de pinhal bravo, que se estende por vários quilómetros. Mais próximo da aldeia de Casais da Serra atravessam-se áreas de pastagens. 

Extensão aproximada: 10,5 km
Duração aproximada: 1h 30m
Grau  de dificuldade: 2 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Linear
Ponto de partida / chegada: Parque Natural da Arrábida – Vila Nogueira de Azeitão, R. José Augusto Coelho, junto ao posto da GNR / EN-379.1 que liga Vila Nogueira de Azeitão à Serra da Arrábida.


Apoios: Existe algum apoio no Parque de Campismo dos Picheleiros e na Aldeia de Casais da Serra
Pontos de interesse: moinho da Torre, Vale de Picheleiros, e Serra da Arrábida.

9-Percurso das Terras do Risco


Breve descrição: caminho que atravessa uma planície, onde  se vê para sul a Serra do Risco com os seus 380 metros de altitude. Mais à frente vê-se a Quinta do Calhariz e o palácio.

Extensão aproximada: 9,5 km
Duração aproximada: 2h
Grau de dificuldade: 1 (0 a 5)
Tipo de itinerário: Linear
Ponto de partida / chegada: Parque Natural da Arrábida – Aldeia de Casais da Serra, EN-379.1 / perto da Aldeia de Sampaio a poucos quilómetros de Sesimbra.
Pontos de interesse: paisagem para sul, Convento de El Carmen, Santana,  Moinho do Facho/Sesimbra.

Parque Natural da Arrábida

Pode consultar aqui toda a informação sobre os outros Parques Naturais de Portugal.

Parque Natural Sintra Cascais, Parque Nacional Peneda Gerês, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural Serras de Aire e Candeeiros, Parque Natural do Sudoeste Alentejano, Parque Natural da Serra São Mamede, Parque Natural da Ria Formosa, Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural do Litoral Norte, Parque Natural do Douro Internacional.

Scroll to Top